segunda-feira, 23 de março de 2009


O dia mundial da água na escola Aurélio Buarque foi comemorado nos dias 16 a 20 de março, que teve como objetivo alertar a população de nosso município através da conscientização dos nossos alunos, para a preservação deste recurso natural e indispensável aos seres vivos, chamando a responsabilidade de todos a fazer parte dessa luta sendo mais um defensor do meio ambiente e principalmente da água.
Foram abordados temas como: a escassez da água no planeta, a recuperação da mata ciliar, poluição das fontes, nascentes dos rios da nossa região e o mundo sustentável – água. Os professores das disciplinas de geografia e biologia /ciências desenvolveram atividades em sala de aula com cartazes, frases, apresentações com data show, pesquisas e trabalhos de campo, através de visitas à companhia de água e esgotos do município (CAERD).
Os trabalhos das turmas estão sendo expostos no mural da escola. Desde já parabenizamos aos professores pela iniciativa e o excelente trabalho realizado.




Apresentação do Profº Claudinei com as turmas do 2º ano





Atividades em sala de aula com Profº Antonio Medeiros




Mural produzidos pelos alunos

No mundo da poesia !

segunda-feira, 16 de março de 2009


Em comemoração ao dia da poesia dia 14 de Março os professores de língua portuguesa e artes, profª. Lourdes Ap. Tose e o Profº João Moreira desenvolveram durante a semana atividades com algumas turmas dos turnos matutino e vespertino, compreendendo a leitura, interpretação e produção de textos poéticos em sala de aula, com objetivo de desperta o gosto pela leitura, estudo, compreensão dos diversos estilos poéticos e criatividade dos alunos.


A etapa final do projeto está sendo realizada no laboratório de informática com a produção gráfica e visual da poesia, através de editores de textos e edição imagens. Os trabalhos serão expostos no laboratório .







Trabalho feito pelos alunos

Um dia muito especial !

sexta-feira, 6 de março de 2009


Em 1922, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 8 de março. O motivo do por que esta data foi escolhida tem duas histórias:A história mais popular é que esse dia homenageia as 129 mulheres mortas em 1857 em Nova Iorque que reivindicavam melhores condições de trabalho. O dono da fábrica de tecidos Cotton trancou suas funcionárias em uma mesma sala e depois ateou fogo no prédio, queimando-as vivas. Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas e um salário mais justo.
A outra história refere-se às mulheres russas, que em 1917 escolheram o Dia da Mulher de para fazerem uma greve contra a fome, a guerra e o regime czarista. As operárias deixaram as fábricas e saíram às ruas, atraindo a massa popular a tal ponto, que o incidente deu início a Revolução Russa e que derrubou o regime czarista. Isso ocorreu em 23 de fevereiro no calendário russo, que coincide com o 8 de março do calendário ocidental (gregoriano). Em 1921, a Conferência Internacional das Mulheres Comunistas propôs o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, em comemoração à atitude das mulheres russas.
Independente da realidade à escolha desta data o 8 de março está aí firme e forte. No ano 2000, o 8 de março foi celebrado com a Marcha Mundial das Mulheres que mobilizou mulheres de 161 países contra a fome e a violência contra o sexo feminino.
O Dia Internacional da Mulher lembra-nos da justa luta do sexo feminino para que a sociedade reconheça a dignidade da mulher, que segue um caminho em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional.

Parabéns pelo seu dia!


Mulher...Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duasPara carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem

Que traz paixão no olharMulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua família

MulherQue ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaço

Mulher,Que chora e que ri,

Mulher que sonha...Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...Feliz Dia Internacional da Mulher!


Viviana Oliveira

NOVO ANO,NOVAS EXPECTATIVAS!

quinta-feira, 5 de março de 2009


A equipe gestora da Escola Aurélio Buarque acolheu os funcionários, professores e alunos com muita alegria, motivação e grandes expectativas para o ano letivo de 2009, que teve inicio no dia 02 de março.
O primeiro dia de aula é sempre um momento especial para nossa comunidade escolar, a satisfação de rever os amigos, empolgação de conhecer novos professores e colegas, proporcionando um ambiente descontraído e prazeroso. Ao entrar na escola, os alunos encontraram um mural de boas vindas com várias mensagens apresentando os ideais e objetivos para 2009, preparado com muito carinho pela Profª. Lourdes Ap. Tose e Orientadora Educacional Nilva Dalmolin Machado, que desde já recebem nosso reconhecimento pela iniciativa.
A diretora Profª. Maria Rezende e a vice diretora Profª. Fátima Guedes juntamente com a orientadora educacional e supervisoras escolar Auciene Setúbal e Rute Alves da Cunha visitaram as salas dando as boas vindas aos professores e alunos informando-os sobre o plano de trabalho da nossa escola visando o bom andamento das atividades, conscientizando os alunos em relação ao termo de compromisso e responsabilidades dos mesmos.

Novo Visual






Neste ano letivo a escola está com um novo visual da entrada principal ao pavilhão administrativo: secretaria, salas de professores, orientação, supervisão e direção, que recebeu nova iluminação, pintura e aquisição de mobílias, tornando-se um ambiente mais agradável e bonito, as salas de aulas também passaram por alguns reparos. Os alunos e funcionários ficaram satisfeitos e aprovaram o trabalho realizado por parte da direção, que gradativamente tem conseguido com parcerias e o Governo do Estado de Rondônia trazer melhorias para a escola.




Sala dos Professores








Secretaria







Direção







Supervisão







Orientação






Salas de aula


Manutenção e instalação de novos ventiladores




A Escola

quarta-feira, 4 de março de 2009

"Escola é...o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima.O diretor é gente,O coordenador é gente, o professor é gente,o aluno é gente,cada funcionário é gente.E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede,indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem,é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se, ser feliz."

(“A Escola”, poema de Paulo Freire)